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Greve dos Correios

Procon Jundiaí orienta sobre a greve dos Correios

A greve dos correios impacta o dia a dia de empresas e consumidores.

Em razão das inúmeras situações de dificuldades e problemas ocasionados pela greve, o Procon de Jundiaí orienta os consumidores a tomar os seguintes cuidados:

(1) contratação pelo consumidor, de serviço dos Correios: se você contratou os Correios para a entrega de encomendas e documentos e estes não foram prestados ou atrasaram, registre sua reclamação na empresa e se não houver solução, você tem direito ao ressarcimento ou abatimento do valor pago.
Importante lembrar que se a má prestação de serviço por parte dos Correios ou até mesmo a não realização do serviço (não entrega) causarem danos/prejuízos morais ou materiais, o prejudicado poderá mover uma ação de indenização na Justiça Federal, até mesmo através dos Juizados Especiais Federais Cíveis

(2) compras com entrega futura: verificar se a empresa que você está comprando utiliza o serviço dos Correios para entrega. Neste caso, antes de fechar o negócio, verifique se não possuem outro meio ou pergunte como estão agindo para garantir a entrega no prazo.
A empresa que vendeu continua responsável pela entrega no prazo ofertado.

(3) boletos para pagamento: o consumidor deve contatar as empresas que enviam os boletos ou faturas de pagamento para verificar outra forma de obter estes documentos. Não deixe para contatar muito próximo ou no dia do vencimento para evitar atrasos ou outras dificuldades.
As empresas devem facilitar e oferecer outras maneiras para que a fatura ou boleto chegue até as mãos dos consumidores. Muitas fornecem o código de barras, envio por e-mail etc.

Nos casos em que a empresa oferece o envio por e-mail, fique atento e verifique o endereço de e-mail que a empresa vai utilizar. Cuidado com e-mails falsos, que enviam boletos falsos ou vírus. Na dúvida, não abra o e-mail e contate novamente a empresa.

Lembre-se: não receber a fatura, boleto bancário ou qualquer outra cobrança, que saiba ser devedor, não isenta o consumidor da obrigação de efetuar o pagamento. Se não receber boletos bancários e faturas, por conta da greve, o consumidor deverá entrar em contato com a empresa credora, antes do vencimento, e solicitar outra opção de pagamento, evitando a cobrança de eventuais encargos, negativação do nome no mercado ou ter cancelamentos de serviços.

Ao contatar as empresas, anote sempre o nome do atendente, dia, horário e número de protocolo do atendimento.

O Procon Jundiaí está sediado à rua Barão de Jundiaí, nº 153 – Centro, Jundiaí – SP – CEP: 13.201-010, anexo à Câmara Municipal. O Procon Jundiaí não realiza atendimento telefônico, nosso atendimento é presencial, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, com um número limitado de senhas diariamente distribuídas na recepção.

Você também pode verificar os locais de atendimento e orientações do Procon Móvel, consulte o site da Prefeitura de Jundiaí para consultar o cronograma.

Utilize o Consumidor.gov.br e verifique se a empresa que você quer reclamar participa da plataforma. O Consumidor.gov.br é um serviço público que permite a interlocução direta entre consumidores e empresas para solução de conflitos de consumo pela internet.