Dicas de economia – Energia Elétrica

Desde o dia 23/10/2018 as contas de energia elétrica ficaram mais caras, graças ao reajuste tarifário anual, aplicado pela Companhia Piratininga de Força e Luz – CPFL Piratininga.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou um reajuste médio de 19,25% nas tarifas da CPFL Piratininga. Para consumidores conectados à alta tensão, o aumento será de 20,18%, e para a baixa tensão, a alta será de 18,70%.

Os índices variam de acordo com a classe de consumo.

Assim, a notícia nada agradável deve ser um incentivo para prestarmos mais atenção em nossos hábitos e praticar algumas ações de economia, que podem fazer a diferença no valor de sua fatura mensal.

O PROCON JUNDIAÍ, em parceira com a CPFL Piratininga, disponibiliza aos consumidores, uma cartilha com dicas de enconomia,

A “Poupe Star”  foi desenvolvida pela ANEEL – Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica e a ABRADEE – Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica.

Os consumidores podem retirar um exemplar da Cartilha na Sede do Procon Jundiaí, das 8h às 16h, de segunda-feira à sexta-feira, na Rua Barão de Jundiaí, 153 – Anexo à Câmara Municipal. Ou no Procon Móvel, cuja programação com dias e horários de atendimento estão disponíveis no site da Instituição: procon.jundiai.sp.gov.br

DICAS DE ECONOMIA

(1) Ao comprar um equipamento, dê preferência aos que possuem o SELO DE EFICIÊNCIA – INMETRO/PROCEL. O Selo Procel tem por objetivo orientar o consumidor no ato da compra, indicando os produtos que apresentam os melhores níveis de eficiência energética dentro de cada categoria. Também objetiva estimular a fabricação e a comercialização de produtos mais eficientes, contribuindo para o desenvolvimento tecnológico e a redução de impactos ambientais.

(2) GELADEIRA: Não seque roupas atrás da geladeira. Verifique sempre o estado das borrachas de vedação das portas. Regule a temperatura de acordo com a temperatura ambiente e quantidade de produtos armazenados.

Deixe vãos nas prateleiras, não as cubra com toalhas.

(3) FERRO DE PASSAR ROUPA: Separe as roupas por tipos de tecidos e comece com aqueles que exigem temperaturas mais baixas. Não passe roupa assistindo televisão. Sempre que você precisar interromper o serviço, não se esqueça de deligar o ferro.

(4) MÁQUINA DE LAVAR ROUPA: Procure lavar o máximo de roupas uma vez só.

(5) AR CONDICIONADO: Escolha o equipamento de acordo com o tamanho do ambiente e procure fechar portas e janelas durante o seu funcionamento.

(6) COMPUTADOR: Tire da tomada da tomada, quando não estiver usando.

(7) LÂMPADAS: Acenda somente à noite. Prefira a luz natural. Abra janelas e cortinas para a iluminação do ambiente durante o dia. Dê preferência às lâmpadas de LED ou fluorescentes.

(8) CHUVEIROS ELÉTRICOS: Este é o aparelho que mais consome energia em uma residência.

Tome banhos curtos. Nos dias quentes, regule a temperatura para a mais baixa. Você pode reduzir o consumo em até 30%.

Mantenha o chuveiro limpo, cuidando dos orifícios de saída de água e protegendo a fiação para ficar longe da água. Não faça remendos na resistência, além de perigoso, pode causar acidentes.

Segundo a CPFL – Piratininga, cada aparelho responde por uma parte de sua conta. Veja a tabela abaixo:

EQUIPAMENTO                          PERCENTUAL

Chuveiro Elétrico                         De 25% a 35%

Geladeira                                     De 25% a 35%

Iluminação                                   De 15% a 25%

Ar Condicionado                          15%

Televisor                                      6%

Ferro Elétrico                               6%

Qualquer dúvida sobre sua conta, procure a CPFL Piratininga e caso não fique satisfeito com os esclarecimentos, pode registrar uma reclamação no site WWW.CONSUMIDOR.GOV.BR ou no Procon de sua Cidade.