Procon Jundiaí | https://procon.jundiai.sp.gov.br

Procon realiza palestra na ACE para divulgar a plataforma Consumidor.gov.br

Publicada em 09/05/2017 às 15:41

Fechando o ciclo de ações que tiveram início no mês de março, em comemoração ao dia internacional do consumidor, a Associação Comercial e Empresarial além de promover a inclusão de um link de acesso à plataforma Consumidor.gov.br no site da Instituição, a coordenadora do Procon realizou uma palestra na sede da entidade, para divulgar a plataforma aos seus Associados, incentivando os empresários locais a aderir a essa importante iniciativa, com foco na facilitação da recepção das demandas e resolução de problemas de seus clientes.

A Associação Comercial Empresarial de Jundiaí (ACE) reuniu, na noite desta quarta, representantes de empresas de diferentes setores do município para um bate papo com a Coordenadora do Procon, Gabriela Ribas Glinternik, que deu orientações sobre o uso da plataforma digital Consumidor.gov.br.

O site, criado pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Pública, é uma ferramenta de relacionamento entre clientes e empresários que pode evitar conflitos, registros no próprio Procon e processos judiciais. “Estamos aqui para unir forças para um objetivo comum: evitar conflitos. ”

Gabriela explicou que o portal é do Governo e o Procon não interfere nas negociações. “Não julgamos nem fiscalizamos, só monitoramos.”
A plataforma só recebe reclamações de empresas que aderem voluntariamente à iniciativa. Para fazer esta adesão, é necessário entrar no site (www.consumidor.gov.br) e fazer um cadastro. O compromisso de quem faz a adesão é apenas acompanhar se sua empresa tem alguma reclamação postada. “A meta das respostas é 100%.”

Desde a entrada em operação, em 2014, o portal já recebeu quase 600 mil registros de reclamações contra as mais de 370 empresas que, de modo voluntário, aderiram ao sistema.

Segundo a Coordenadora, estes números são muito positivos, já que tem sido alcançada uma solução favorável em cerca de 80% dos casos, num prazo médio de sete dias. “Tudo é feito de forma bastante simples, facilitando em muito a vida de consumidores e fornecedores, que podem solucionar seus problemas em diálogos diretos, sem burocracias e sem custo. “

Texto e Foto: ACE Jundiaí


Leia mais sobre
Link original: https://procon.jundiai.sp.gov.br/2017/05/09/procon-realiza-palestra-na-ace-para-divulgar-a-plataforma-consumidor-gov-br/