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Adesão ao Consumidor.gov.br triplica em Jundiaí

Publicada em 24/01/2018 às 09:20

O número de reclamações registradas por consumidores na plataforma Consumidor.gov.br durante todo o ano de 2017 mais do que triplicou em relação a 2016. No ano passado, foram 2.655 queixas incluídas na plataforma, ante 737 registradas em 2016. A plataforma, que permite o registro de reclamações diretamente entre consumidores e empresas para solução de conflitos de consumo pela internet, atingiu este mês 1 milhão de reclamações finalizadas em todo o Brasil.

Plataforma atingiu este mês a marca de 1 milhão de reclamações finalizadas

Segundo a coordenadora do Procon em Jundiaí, Gabriela Glinternik, a popularização da ferramenta é fruto de um intenso trabalho de divulgação realizado pelo órgão desde o início desta gestão. “Quanto mais gente aderir ao processo on-line, mais eficaz será o nosso trabalho. Além de reduzir as filas nas sedes do órgão em todo o País, o índice de resolutividade das queixas é muito alto. Cerca de 80% das reclamações registradas são solucionadas pelas empresas, o que garante agilidade, conforto e segurança para os consumidores”, destaca.

A coordenadora explica que a ferramenta é monitorada pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça, Procons, Defensorias Públicas, Ministérios Públicos e também por toda a sociedade. “Outro fator positivo é que as empresas geralmente respondem às reclamações em um prazo médio de 7 dias”, acrescenta Gabriela. No Procon Jundiaí há computadores disponíveis para consumidores registrarem suas reclamações na plataforma, inclusive com ajuda de um funcionário do órgão.

Em 2017, os assuntos mais reclamados pelos jundiaienses foram pacotes de serviço Combo, cartões de crédito, registros nos órgãos de proteção ao crédito, TV por assinatura, aparelhos celulares e planos de telefonia móvel, entre outros. A reclamação no Consumidor.gov.br pode ser feita também pelo celular, no aplicativo disponibilizado pela plataforma. “Após o registro da reclamação, a empresa tem até 10 dias para analisar e responder”, acrescenta Gabriela.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


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