Procon Jundiaí | https://procon.jundiai.sp.gov.br

Procon realiza palestra sobre comércio eletrônico no Sincomércio

Publicada em 27/02/2018 às 12:18

“Comércio eletrônico: crescimento, desafios e perspectivas”. Este foi o tema da palestra ministrada pela Coordenadora do Procon Jundiaí, Gabriela Ribas Glinternik, no último dia 22 de fevereiro, no Auditório do Sincomércio – Sindicato do Comércio Varejista de Jundiaí e Região, que foi o responsável pela organização do evento.

O tema despertou interesse de empresários da região, uma vez que o comércio eletrônico permanece se destacando como um segmento que vem mantendo índices expressivos de crescimento, ano a ano, em todo o país. Paralelamente a esse crescimento dos volumes de operações, como era de se esperar, temos assistido ao aumento expressivo do número de reclamações de consumidores, dando conta de problemas que afetam o setor – sobretudo no tocante à entrega dos produtos (atrasos, divergências entre o que foi ofertado e a entrega real etc.), divergências entre o que foi ofertado e aquilo que foi efetivamente entregue, dificuldades para cancelamento de compras e para obtenção de ressarcimento de valores, nesses casos.

No encontro, Gabriela destacou alguns dos princípios e das regras contidas no Código de Defesa do Consumidor e no Decreto Federal 7.962/2013, que disciplina de modo específico o comércio eletrônico, destacando com especial atenção as questões relativas à clareza das ofertas, ao dever de garantir atendimento facilitado ao consumidor e aos cuidados que devem ser observados no tocante à entrega, inclusive no que diz respeito ao direito de arrependimento: “O comércio eletrônico veio para ficar, em todo o mundo. Nossa intenção, aqui, é a de contribuir com orientações gerais, que possam apoiar o empresariado local a desenvolver-se nesse ramo tão importante de suas atividades, de forma correta, justa e e equilibrada em suas interações com os consumidores”, finalizou a Coordenadora do Procon Jundiaí.

 


Link original: https://procon.jundiai.sp.gov.br/2018/02/27/procon-realiza-palestra-sobre-comercio-eletronico-no-sincomercio/