Procon Jundiaí orienta sobre compras para o Dia dos Namorados

Publicada em 11/06/2018 às 16:48

Nesta terça-feira (12), comemora-se o Dia dos Namorados e quem ainda não comprou o presente ou planeja uma comemoração para especial, o Procon separou algumas dicas importantes:

• Sempre pesquise preço antes de sair às compras e não esqueça de pedir a Nota Fiscal.
  • Se escolher presentear com perfumes ou qualquer outro produto importado, é sempre bom lembrar que eles deverão conter em seu rótulo ou embalagem, em língua portuguesa, as informações sobre as características, modo de usar e validade. A identificação completa da empresa importadora também é obrigatória.
  • Se escolher comemorar a data em restaurantes ou casas noturnas, saiba que as informações sobre preços, cobrança de couvert artístico e taxa de serviços devem estar à vista do cliente na entrada do estabelecimento. Em casas noturnas, a cobrança de consumação mínima é ilegal e a imposição de multa pela perda da comanda, em muitos casos, pode ser considerada abusiva.
  • Viagem também é uma preferência de muitos casais e, neste caso, as dicas são de pesquisar o clima da região, as acomodações e local de hospedagem, preço e condições de pagamento, hora de início (check-in) e término (check-out) da hospedagem. Além de serviços e passeios que estão inclusos, e a política de cancelamento.
  • As casas especializadas denominadas “sex shop” também oferecem muitos produtos importados e alguns, com prazo de consumo limitado. Verifique a data de validade, se possui identificação do fabricante e composição.
  • Os motéis devem informar todas as características da acomodação, preços, formas de pagamento e tempo de permanência. Os preços dos itens contidos no frigobar também devem ser informados previamente e por escrito.
  • Em todos os casos, atenção às formas de pagamentos oferecidas. Os comerciantes estão autorizados a oferecer descontos de acordo com o prazo ou instrumento de pagamento utilizado. Ao optar pelo parcelamento, tire todas as dúvidas sobre a periodicidade, número e valor das parcelas, taxa de juros ao mês e ao ano, encargos e o valor total a prazo. Todos esses dados também devem ser informados de forma clara, visível e ostensiva pelo fornecedor.

O Procon Jundiaí fica na rua Barão de Jundiaí, 153, Centro, anexo à Câmara Municipal. O Procon Jundiaí não realiza atendimento telefônico. O atendimento é presencial, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, com um número limitado de senhas diariamente distribuídas na recepção.

O consumidor também pode verificar os locais de atendimento e orientações do Procon Móvel no site da Prefeitura de Jundiaí. É importante utilizar o Consumidor.gov.br, um serviço público que permite a interlocução direta entre consumidores e empresas para solução de conflitos de consumo pela internet.

Link original: https://procon.jundiai.sp.gov.br/2018/06/11/procon-jundiai-orienta-sobre-compras-para-o-dia-dos-namorados/