Procon Conecta estimula registro eletrônico de reclamações
Pouco mais de 30 dias após o seu lançamento, o espaço Procon Conecta já apresenta resultados positivos no que se refere ao registro eletrônico de reclamações pelos consumidores. De 15 de março (data do lançamento) até o dia 22 de abril, 552 reclamações de consumidores jundiaienses foram registradas na plataforma Consumidor.gov.br. “É um número muito expressivo, com uma média de cerca de 15 registros por dia. Importante lembrar que os consumidores são orientados no Procon e às vezes registram a reclamação sozinhos em suas casas”, destaca Gabriela Glinternik, chefe do órgão em Jundiaí.
Lançado durante a Quinzena do Consumidor no mês passado, o espaço Procon Conecta disponibiliza seis computadores com acesso à internet para os consumidores acessarem o portal Consumidor.gov.br, que é administrado pelo Ministério da Justiça, sempre com auxílio de um técnico da instituição. “Queremos dar mais independência para o consumidor e, desta forma, agilizar o atendimento presencial dos casos mais complexos. A resolutividade da plataforma federal é cerca de 80%, ou seja, é uma maneira rápida e eficiente de solucionar os problemas”, completa Gabriela.
Desde o início desta gestão, o Procon Jundiaí vem trabalhando intensamente para fomentar o uso da plataforma Consumidor.gov.br e, desta forma, proporcionar mais comodidade aos consumidores. O trabalho já dá resultados: enquanto em 2015 apenas 584 reclamações foram registradas por jundiaienses na plataforma, o número subiu para 2.769 no ano de 2018, quase cinco vezes mais.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ