Procon Jundiaí comemora Quinzena do Consumidor
De 12 a 23 de março o Procon Jundiaí realiza a Quinzena do Consumidor e entre as atividades em comemoração ao Dia do Consumidor, – celebrado no dia 15 -, está a entrega do site exclusivo do órgão, que proporcionará maior interação com os consumidores além de atendimento com a Van Procon Móvel no estacionamento do Poupatempo e ação educativa em escolas da rede básica de ensino. Ainda durante a semana, haverá o lançamento do Selo de Qualidade do Departamento de Abastecimento, para validar as boas práticas dos feirantes da cidade.
O primeiro evento comemorativo será o novo site, a ser liberado para uso na internet no dia 12. Com nova identidade visual, traz campos fixos com detalhamento dos direitos do consumidor. De acordo com a coordenadora do Procon Jundiaí, Gabriela Ribas Glinternik, o evento deste ano traz como principal objetivo a aproximação com o público e destacar a oferta de serviços disponíveis. “Vamos promover atividades diretas com o público de forma educativa e resolutiva, com ações diferentes ao longo da quinzena. O site traz o diferencial de aproximar a população do serviço, com funcionalidades de atendimento eletrônico para tirar dúvidas, enquetes, calendário e outras ações. Ainda será possível acompanhar o andamento da reclamação iniciada no Procon”, detalha.
Já entre os dias 12 a 16, das 9h às 16h, a Van do Procon Móvel atenderá no estacionamento do Poupatempo de Jundiaí, com distribuição limitada de senhas. “A intenção é aproximar a população do serviço, com o atendimento de demandas e esclarecimentos sobre os direitos do consumidor”, comenta.
Em parceria com a Unidade de Gestão de Educação (UGE), e em alinhamento com programa de governo integrativo, serão realizadas nas escolas da rede municipal, entre 19 a 23 de março, ações sobre os direitos e deveres do consumidor de forma a promover a interação dos alunos com a Trilha do Consumidor – ambiente lúdico para esclarecimento sobre os direitos do consumidor.
O Procon Jundiaí é um órgão municipal de proteção e defesa do consumidor, vinculado à Unidade de Gestão de Negócios Jurídicos e Cidadania da Prefeitura Municipal de Jundiaí, conveniado à Fundação Procon/SP e integrante do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, nos termos do art. 105, da Lei Federal n. 8.078/90. Compete ao órgão exercer, em nível local, a Política Nacional das Relações de Consumo, nos termos disciplinados pelo art. 4 da Lei Federal n. 8.078/90 (Código de Defesa do Consumidor), promovendo o atendimento às necessidades dos consumidores jundiaienses, com foco na garantia de respeito à sua dignidade, saúde e segurança, na proteção de seus interesses econômicos, melhoria da sua qualidade de vida, bem como na promoção da maior transparência e harmonização das relações de consumo.
Selo
Aproveitando a Quinzena do Consumidor, a Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), irá lançar o Selo de Qualidade do Departamento de Abastecimento para as feiras livres. Com base em critérios estabelecidos relacionados ao atendimento, acondicionamento e transporte das mercadorias, limpeza, manipulação entre outros, os feirantes interessados em ser certificados serão avaliados e receberão selos conforme as notas atingidas. “Existem os selos bronze, prata, ouro e diamante, que serão conquistados conforme os interessados se enquadrarem nos critérios. É uma forma de os feirantes se diferenciarem e também para os consumidores identificarem os que possuem melhores práticas”, argumenta o gestor Eduardo Alvarez. O lançamento será realizado em dois momentos, dias 12 e 13, no Auditório Elis Regina, das 16h às 18h.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ