Procon de Jundiaí faz palestra na CDL
No próximo dia 05 de abril, às 19h, a Coordenadora do PROCON Jundiaí, Gabriela Glinternik, fará uma palestra abordando o sistema online de registro de reclamações de consumo “Consumidor.gov.br”, na sede da CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas de Jundiaí.
O “Consumidor.gov.br” é uma plataforma digital criada pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Pública em 2014. Desde sua entrada em operação, já recebeu quase 600 mil registros de reclamações contra as mais de 370 empresas que, de modo voluntário, aderiram ao sistema público de resolução simples e efetiva de conflitos de consumo.
O grande objetivo do sistema é de simplificar as interações entre consumidores e fornecedores, propiciando contatos diretos e a busca da melhor composição possível, evitando disputas e processos bastante demorados e custosos para todos.
Para as empresas, aderir a esse sistema público representa um claro sinal de respeito aos consumidores, um compromisso efetivo com a solução de problemas e, por isso mesmo, ganhos de imagem evidentes, junto aos consumidores.
“Os números do sistema são muito positivos, já que tem sido alcançada uma solução favorável em cerca de 80% dos casos, num prazo médio de 7 dias, tudo de forma bastante simples, facilitando em muito a vida de consumidores e fornecedores, que podem solucionar seus problemas em diálogos diretos, sem burocracias e sem custos”, como explica a Coordenadora do PROCON Jundiaí.
Texto e Foto: Divulgação